28/09/2020

Reinfecção por covid-19 – entenda tudo sobre o assunto

A reinfecção por covid-19 é uma realidade? Essa dúvida passa pela cabeça de muitas pessoas e hoje, vamos te explicar mais sobre o assunto. Durante os primeiros meses da pandemia, acreditava-se que era impossível ser contaminado pelo vírus mais de uma vez. Uma ideia que caiu por terra assim que cientistas de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção por covid-19. Pouco tempo depois, a Bélgica e Holanda relataram outros dois casos, um de cada país. O que muda agora que se sabe que é possível ser infectado pelo novo coronavírus mais de uma vez? A seguir, vamos falar sobre casos de reinfecção investigados em São Paulo, bem como a importância de adotar as medidas de segurança adequadas para contornar esse mal. Segue a leitura!

Casos de reinfecção por covid-19 em SP

Tudo começou com relatos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) da Coreia do Sul de que pacientes curados do coronavírus voltaram a testar positivo. A partir disso, iniciou-se uma discussão a respeito da suspeita de reinfecção por covid-19 que, finalmente, chegou ao Brasil após o relato de uma técnica de enfermagem de Ribeirão Preto, que aparentemente testou positivo à doença novamente, um mês após se curar. Desde então, São Paulo conta com quinze casos suspeitos sendo investigados pelas autoridades competentes. Sendo assim, nada confirmado em solo brasileiro ainda. Mesmo assim, vale a pena esclarecer que isso não é motivo de pânico. Os casos de reinfecção ainda são extremamente raros. Até o momento, quando comparado ao total de infectados, os números de reinfecção são baixíssimos. Por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliou, em pronunciamento oficial, que se trata de um evento não regular.

Reativação ou reinfecção?

Antes de países estrangeiros relatarem casos de reinfecção, já eram observadas pessoas que aparentemente ficaram doentes mais de uma vez devido ao coronavírus, mas não sabiam se eram efeito de reativação ou reinfecção. Reativação é o nome dado quando o paciente é considerado curado, mas o vírus não é erradicado do organismo, apenas “enfraquecido”. Pouco tempo depois, ele começa a se copiar novamente, aumentando a carga viral e “reativando” a doença. Já a reinfecção ocorre quando, ao testar o mesmo paciente, identifica-se vírus de cepas diferentes. Ou seja, são vírus diferentes (resultado de uma mutação), mesmo que tragam as mesmas principais características do vírus original. Agora que já se sabe o sequenciamento genético do vírus, os cientistas puderam confirmar que se trata de reinfecção. reinfecção por coronvírus

Como se prevenir da reinfecção por covid-19

A possibilidade de reinfecção por covid-19 deixa claro algo que já devíamos saber há muito tempo: não tem como deixar medidas higiênicas de lado, principalmente em meio a uma pandemia mundial. Nem mesmo pessoas que já se curaram da doença podem esquecer de aplicar soluções de prevenção, para garantir a própria saúde e de todos ao redor delas, até que a situação seja controlada. Entre todas as existentes, não há dúvidas que a sanitização de ambientes e o arco de sanitização são duas das mais importantes estratégias de combate. Ambos são procedimentos de controle biológico, contra vírus, bactérias, fungos e ácaros.

Sanitização de ambientes x coronavírus

A sanitização de ambientes é um método de desinfecção para ambientes internos que, por meio da nebulização a frio, rodeia espaços com uma película protetora que elimina microrganismos nocivos no primeiro contato. Não apenas do ar no ambiente, mas de pisos, portas, tapetes, paredes… e todas as superfícies do local. Considerando que estudos apontam que nós passamos mais de 90% do nosso tempo no interior de algum tipo de construção e que ambientes fechados são bem mais poluídos que os abertos, certamente é um investimento importante. Dependendo do produto usado, os resultados da sanitização de ambientes podem ser diferentes. No caso da Santista Ambiental, é usado o quartenário de amônia, não apenas aprovado pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA, como mais indicado. Após a aplicação a frio, basta esperar algumas horas até que faça efeito e você, finalmente, possa voltar a um lar completamente seguro. Além de eficiência garantida, o uso dessa solução também não afeta o meio ambiente, muito menos a vida humana e animal. Atuando sem deixar qualquer tipo de odor desagradável ou mancha nas superfícies.

Arco de sanitização x coronavírus

O arco de sanitização é um método de desinfecção para ambientes externos e internos, que pode usar uma estrutura própria (ou não) para higienizar roupas, automóveis e objetos. Com o uso de um sistema de pressão e vazão, é feito um processo de sanitização bem similar ao da pulverização, na qual jatos aplicam a solução a base de Nanoprato. Trata-se de uma técnica prática, que realiza a higienização sem atrapalhar o ritmo de locais movimentados. Tanto pela agilidade de aplicação, quanto pela natureza automatizada, visto que não é preciso da presença de profissionais para realizá-la.

Conclusão

Como vimos, apesar de ainda não existirem casos confirmados de reinfecção por covid-19 no Brasil, é importante saber que a possibilidade existe. Para se prevenir de ser contaminado por este mal novamente, é preciso continuar a investir em medidas de higienização. Métodos como a sanitização de ambientes e o arco de sanitização são dois dos melhores métodos de combate à vírus, bactérias, fungos e ácaros, promovendo o controle biológico de forma segura e prática. Conte com a Santista Ambiental para realizar os tratamentos na sua casa! Solicite um orçamento.  

Últimas Notícias do blog

28/09/2020

Soluções de combate à covid-19

Com o início da pandemia, inúmeras soluções de combate à covid-19 surgiram  para agregar as já implementadas. Você conhece todas? Melhor ainda: sabe quais são as melhores? Para organizar a higiene e segurança de um ambiente, é preciso conhecer suas opções. Há as mais recomendadas para prevenção, outras para o combate direto e, até mesmo, […]

28/09/2020

Academias e o coronavírus – a sanitização pode ajudar

Desde que as academias foram incluídas na categoria dos serviços essenciais que devem ficar em funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus, investir em meios de impedir a transmissão e assegurar a saúde dos cliente tornou-se a principal preocupação dos donos. Não é por nada: o uso compartilhado dos aparelhos de ginástica podem ser grandes […]

28/09/2020

Sanitização de ambientes para cargas e contêineres

Consequentemente, muitas importadoras começaram a exigir o procedimento e até um certificado que comprove sua realização. A seguir, explicamos como funciona o processo de sanitização de ambientes para cargas e contêineres e porque é importante realizá-lo. Por que higienizar cargas e contêineres? Aprendemos com a pandemia do coronavírus: embora não seja o principal meio de […]

EMPRESA LIDER NO SEGMENTO EM TODA BAIXADA SANTISTA

Entre em contato, temos a solução ideal para proteger sua casa, empresa ou condomínio