Lidar com infestações de animais e insetos é um grande desafio, já que estes bichos podem danificar objetos e alimentos e oferecer riscos à nossa saúde. Muitas vezes, as pessoas recorrem a soluções caseiras, venenos e armadilhas para acabar com o problema, o que pode não gerar um resultado esperado. Nesses casos, é importante contar com a assistência de uma
empresa dedetizadora no combate às pragas.
Vantagens de contratar uma empresa dedetizadora
Contratar uma empresa dedetizadora, que possui uma equipe de profissionais competentes, além de livrar o local das pragas, oferece benefícios ao cliente, dentre os quais podemos citar:
1. Saúde: a
dedetização não tem por objetivo apenas higienizar o local, mas garantir que as pessoas que frequentam o ambiente não sofram com enfermidades;
2.Economia: visto que remédios caseiros e produtos químicos são apenas um paliativo para o problema e, com o tempo, se mostram ineficazes;
3.
Conforto e segurança: especialmente quando tratamos de pragas como os cupins, que fragilizam estruturas, tornando-as facilmente destrutíveis.
4.Além disso, dedetizar o ambiente garante que móveis e materiais não precisem ser trocados com frequência e evita a multa para estabelecimentos comerciais onde o processo é obrigatório.
Mas você já se perguntou quem é o responsável técnico de uma empresa dedetizadora e qual a sua qualificação?
A importância do responsável técnico
As normas técnicas que regem empresas controladoras de pragas urbanas, elaboradas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determinam que toda empresa que atue neste setor deverá possuir, em sua equipe de profissionais, um responsável técnico ativo e devidamente habilitado.
A necessidade de um responsável técnico qualificado e competente se deve ao fato de que uma
empresa dedetizadora lida com a aplicação de insumos que, se não empregados corretamente, podem contaminar ambientes, animais, pessoas e ecossistemas naturais.
O responsável técnico deve possuir curso superior ou técnico profissionalizante nas seguintes áreas: farmácia, biologia, química, engenharia química, engenharia florestal, engenharia agrônoma, medicina veterinária ou outras que garantam a competência necessária para exercer a função.
Principais atividades exercidas pelo responsável técnico
- Assinar documentos técnicos;
- Assumir as obrigações por todos os serviços prestados;
- Treinar os funcionários sob sua responsabilidade;
- Adquirir os produtos e equipamentos que serão utilizados no processo de dedetização;
- Manter-se atualizado, seja participando de cursos de capacitação, acompanhando trabalhos de campo ou se informando sobre os assuntos relacionados à profissão.
Em conjunto com o responsável técnico, trabalham os operadores de campo, habilitados para realizar as funções de armazenamento, manuseio, transporte e aplicação dos produtos químicos, exigindo-se que sejam bem treinados para que, no processo de dedetização, a possibilidade de erros acidentais seja mínima.
As normas técnicas estabelecem ainda que a organização, que deve possuir alvará de funcionamento junto à ANVISA, é responsável pelo treinamento de seus funcionários, de forma a capacitá-los para a manipulação segura de produtos dedetizantes e treiná-los para a execução das demais atividades.
Agora que você sabe a importância do responsável técnico em uma dedetizadora, escolha uma empresa séria e competente para solucionar o seu problema. Conte com a Santista Ambiental, tire suas dúvidas
preenchendo o formulário de contato!
______________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.