A sociedade moderna atual produz, por dia, milhões de toneladas de resíduos em todo o planeta. Infelizmente, muitas pessoas não sabem a destinação correta destes materiais, e o processo fica ainda mais problemático quando empresas e industrias também não fazem seu papel. Por outro lado, práticas conhecidas como gestão e gerenciamento de resíduos permitem que esses materiais sejam destinados da forma adequada, contribuindo para o planeta e para as próprias empresas. Mas, há uma diferença entre ambas. E é disso que vamos falar nesse artigo.
GESTÃO DE RESÍDUOS x GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
O primeiro passo é definirmos o que cada uma significa. A gestão de resíduos é a parte estratégica e de planejamento da destinação dos materiais aos aterros. É neste ponto que as empresas precisam analisar o que fazer com seus resíduos sólidos, podendo até ser lucrativo com práticas que estejam alinhadas com a legislação, com
certificações obrigatórias para o gerenciamento de resíduos. É através da gestão de resíduos que passamos para o próximo passo, que é o gerenciamento de resíduos sólidos.
Como o próprio termo tende a indicar, o gerenciamento de resíduos é a parte operacional e efetiva da destinação dos materiais sólidos que não tenham mais utilidade prática para a empresa. Aqui é onde ocorre todo o processo de implementação e fiscalização dos resíduos, destinando-os para aterros ou organizações especializadas no trabalho com materiais que foram descartados. Esse processo depende exclusivamente da empresa.
Ou seja: um funciona junto ao outro para que os resíduos tenham seu destino de acordo com a legislação. Para citar como é essa ‘parceria’,
a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos devem seguir uma ordem de prioridade: primeiramente, a não geração; em seguida, a redução; terceiro, a reutilização; na sequência, reciclagem; em quinto, o tratamento; e, por fim, a disposição final adequada. Assim, o processo de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos precisa atender alguns requisitos.
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Conhecendo a tênue diferença de duas ações que se complementam, é importante destacar principalmente a importância do gerenciamento de resíduos sólidos. O primeiro e principal ponto é a redução de materiais descartados de maneira errada e que podem causar danos para o meio ambiente. Um exemplo claro são metais que, em contato com o solo, contaminam toda a área, podendo atingir lençóis freáticos e afetar efetivamente a qualidade da água que as pessoas da região bebem.
As empresas podem se beneficiar diretamente do gerenciamento de resíduos sólidos. Se a organização empresarial adotar medidas que estejam de acordo com as leis, destinando corretamente os materiais descartáveis, poderá lucrar com isso, ao invés de despender altos valores para o transporte de todo o excedente. Isso sem contar na imagem da empresa: práticas sustentáveis estão cada vez mais bem vistas pelo mercado e pela sociedade.
ENTRE EM CONTATO COM QUEM TEM EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO!
É possível perceber o resultado da destinação correta dos materiais nos primeiros meses de aplicação. Assim, você, sua empresa e toda a sociedade são beneficiados por práticas conscientes e alinhadas com o planeta.
Por isso, se você ainda não adotou essas práticas entre em contato com
empresas especialistas em gestão e gerenciamento de resíduos telefonando para (13) 3216-2069 ou
preenchendo o formulário de contato e torne-se um protagonista de ações sustentáveis que contribuam para o meio ambiente.
________________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.