Encanamentos entupidos podem dar uma grande dor de cabeça.
É fácil identificar quando a tubulação está obstruída, pois a água desce devagar ou não desce pelo cano. Quando isso acontece, é comum as pessoas recorrerem a soluções caseiras ou, em casos mais difíceis, contratarem uma empresa desentupidora para sanar o problema.
Essas medidas, porém, são uma saída em curto prazo, já que a tubulação pode entupir novamente devido ao acúmulo de gordura e à presença de fungos, fios de cabelo e pequenos objetos nos canos. O ideal é realizar uma limpeza periódica das canalizações, mantendo-as livres de sujeiras que dificultam a passagem da água.
Hoje, é possível contratar uma desentupidora para realizar um procedimento conhecido como Desentupimento Preventivo, um método muito eficaz para evitar futuros transtornos.
Principais vantagens do desentupimento preventivo
Com a aplicação das técnicas de desentupimento preventivo, os canos do imóvel ficam limpos,
sem problemas como mau cheiro e riscos à saúde, e você ainda economiza um bom dinheiro.
Em vez de pagar pelos serviços de uma desentupidora cada vez que a tubulação entupir, você pode realizar uma manutenção periódica, evitando transtornos como obstrução de pias, vasos sanitários, esgotos e ralos. Além disso, a chance de acúmulo de objetos e resíduos nos encanamentos diminui consideravelmente.
Como funciona o desentupimento preventivo
A desentupidora, ao ser contratada para realizar o serviço de desentupimento preventivo, visita periodicamente o imóvel, seja residencial ou comercial, portando os equipamentos específicos para a limpeza das tubulações. Além de utilizar técnicas profissionais e seguras para os canos e o meio ambiente, a equipe fará alguns procedimentos importantes para evitar o entupimento dos canos.
Uma técnica muito utilizada é a raspagem, que retira o excesso de resíduos que obstruem as redes de esgoto. Existem, ainda, outros procedimentos bastante eficazes, como o
esgotamento de caixa de gordura. Este recipiente, localizado abaixo do piso da cozinha, impede que a gordura chegue à tubulação, causando o entupimento. A limpeza de caixa de gordura, feita por sucção com equipamentos especializados e equipe treinada, deve ser realizada com frequência para evitar o transbordamento.
Outro método é a
limpeza de fossa séptica, um tanque externo que recebe todo o esgoto do imóvel. Com o passar do tempo, forma-se um lodo no fundo da fossa e uma camada flutuante com óleo, gordura e proteínas chamada de escuma. A manutenção preventiva do tanque, além de rápida e barata, evita transbordamentos e contaminações de solos e pessoas.
É importante também estar atento à
limpeza de reservatório de água. A falta de higienização das caixas d’água, que levam água potável a residências e comércios, é a porta de entrada para doenças como hepatite e diarreia, bem como pode ocasionar entupimentos em virtude da sujeira que se concentra no fundo da caixa.
Cuidados com a rede de esgoto
Os moradores ou funcionários de uma empresa também devem colaborar para a prevenção de entupimentos,
evitando o descarte incorreto de materiais sólidos nos canos, como papel, restos de comida, cabelos, embalagens e outros que podem obstruir a rede de esgoto.
A prevenção continua sendo a maneira mais fácil de evitar transtornos e, principalmente, de economizar dinheiro.
_______________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.