Entre todas as medidas adotadas como estratégia de combate ao novo coronavírus, o arco de sanitização e a sanitização de ambientes se sobressaem como duas das mais importantes.
Ambos são procedimentos de controle microbiológico que visam eliminar e impedir a proliferação de vírus, ácaros, fungos e bactérias.
Então, se estamos falando de técnicas que exercem a mesma função para chegar ao mesmo resultado, qual a diferença entre as duas?
Confira abaixo as principais distinções entre o arco de sanitização e a sanitização de ambientes!
Arco de Sanitização — uso e modo de tratamento
O
arco de sanitização é uma técnica de desinfecção que utiliza uma estrutura própria (em forma de arco, vide o nome) para higienização de vestimentas, veículos e até objetos.
Nela, o alvo da limpeza deve simplesmente passar embaixo da estrutura, ao sair de um ambiente. Dessa forma, é possível eliminar qualquer possibilidade de contaminação.
Semelhante ao método tradicional de pulverização, mas certamente mais eficiente que ele.
É a técnica mais indicada para ambientes de grande movimentação, como
shopping centers e edifícios comerciais, por conseguir promover uma melhor sanitização com seu sistema de pressão e vazão.
Um arco de sanitização em São Paulo pode ser instalado na entrada de:
- Estações de ônibus, trem e metrô;
- Prédios comerciais;
- Hospitais;
- Locais de entrada e saída de veículos;
- Terminais portuários;
- Supermercados.
Sanitização de Ambientes — uso e modo de tratamento
A
sanitização de ambientes ganhou bastante atenção do público após ser usada na China para conter o avanço do covid-19.
O procedimento se baseia na limpeza, aplicação do produto desinfectante e, enfim, a nebulização que cria uma película protetora. Assim, eliminando os microrganismos nocivos ali presentes.
Cada empresa trabalha da própria maneira com seu próprio produto. No caso da Santista Ambiental, que realiza a sanitização de ambientes em SP, usa-se tecnologia de ponta para criar uma nuvem capaz de penetrar até as mais estreitas frestas da área
Seu uso é voltado para pisos, portas, paredes… entre outros objetos e superfícies que entrem em contato com o ambiente externo. Isso se deve tanto à eficiência da aplicação, quanto à natureza não prejudicial à humanos, animais e ao meio ambiente.
Além disso, a sanitização de ambientes não deixa qualquer tipo de mancha ou odor no local após o tratamento.
Arco de Sanitização vs Sanitização de Ambientes — diferenças entre os tratamentos
Apesar de ambas serem técnicas que procuram o mesmo resultado, o arco de sanitização e a sanitização de ambientes se diferem não apenas no modo de aplicação, como também no foco de tratamento.
Quando o assunto é higienização de
ambientes externos (ou melhor ainda, na entrada de ambientes movimentados), como escolas e supermercados, a estratégia mais indicada é o
Arco de Sanitização.
O motivo recai na estrutura própria do procedimento, que oferece higienização rápida a todo momento, sem precisar ser aplicada por profissionais. Ou seja, é ideal por não atrapalhar a movimentação do local.
Claro, nada impede que ela seja posta em locais pouco movimentados e entregue o mesmo serviço de qualidade.
Agora, a
Sanitização de Ambientes é recomendada para uso em todo tipo de
ambiente interno — como pesquisas apontam que gastamos 90% do tempo no interior de construções, é um tratamento indispensável.
Isso porque sua aplicação é feita especificamente para higienizar locais fechados por completo.
Outras soluções de sanitização
Se o arco de sanitização é ideal para a entrada de locais de acesso e a sanitização de ambientes para o interior de construções, quem faz a higienização de calçadas, ruas e demais ambientes externos?
O Hidrojateamento!
Usando bombas de alta pressão com solução desinfetante, o hidrojateamento consegue limpar os espaços públicos de uma cidade inteira.
Dessa forma, é possível manter todo tipo de área desinfetada e livre de todo tipo de vírus e bactéria.
CONCLUSÃO
A pandemia do novo coronavírus trouxe novas medidas de higienização ao cenário mundial, entre elas, o arco de sanitização e a sanitização de ambientes.
Além de serem eficientes na remoção de vírus, bactérias, ácaros e fungos, também são complementares no processo de combate ao covid-19.
Enquanto o arco trabalha na entrada de locais de acesso, a sanitização cuida do interior deles. Cada um com seu próprio método de atuação e ferramentas próprias.
Caso esteja procurando por serviço de desinfecção ou pela instalação de um arco de sanitização na Baixada Santista, confira a Santista Ambiental.
Presente no mercado desde 1986, é uma das melhores empresas do ramo, oferecendo serviço de qualidade com tecnologia de ponta.
Gostou do artigo? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!