Não há dúvidas de que, se você tem um restaurante, precisa recorrer a uma empresa dedetizadora com certa frequência. E como estamos falando do uso de químicos em um ambiente que comercializa alimentos é necessário contar com quem entende e tem experiência em dedetização. Apenas profissionais podem dizer as melhores soluções para cada ambiente do seu negócio.
Além de contar com uma empresa dedetizadora você precisa saber que todo controle de pragas deve ser realizado dentro das normas da legislação brasileira. Elas são necessárias para que a dedetização seja feita com todo o cuidado, evitando que os químicos afetem clientes ou profissionais do restaurante. Leia abaixo para saber um pouco sobre suas obrigações, as precauções que deve tomar e os métodos de controle utilizados!
PRECAUÇÕES E OBRIGAÇÕES DO PROPRIETÁRIO
A ANVISA é o órgão responsável por fazer a fiscalização dos restaurantes. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de contratar uma dedetizadora. A entidade de vigilância sanitária afirma que proprietários de ambientes que preparam e servem alimentos precisam ter um plano de ação contínua. Isto é, você precisa estar preparado para lutar contra as pragas enquanto tiver restaurante.
Nesse plano, devem estar incluídos os
métodos e a periodicidade de limpeza e dedetização, além das maneiras corretas adotadas pelo restaurante no que diz respeito ao armazenamento de produtos e alimentos.
Deve constar ainda que, mensalmente, uma empresa dedetizadora deve ir até o estabelecimento para realizar o controle de pragas. A obrigação de contratar serviços de uma dedetizadora todo o mês não é apenas dos restaurantes, mas também de lanchonetes, bares, cafeterias e outros ambientes do ramo.
MÉTODOS QUE EMPRESAS DEDETIZADORAS UTILIZAM NO CONTROLE DE PRAGAS
A empresa dedetizadora também precisa seguir à risca as regras da ANVISA. Entre os métodos mais comuns utilizados em restaurantes está a aplicação de praguicidas,
desratização, desinsetização e
descupinização. Além disso, a empresa dedetizadora deve orientar os proprietários, como uma forma de prevenção e diminuição da infestação de animais peçonhentos.
Muitas
dedetizadoras utilizam o controle integrado de pragas urbanas, que ajuda na manutenção da ordem e da higiene nos locais. Também é comum a criação de relatórios com orientações específicas e medidas preventivas para cada caso. A alguns restaurantes é dada ainda a recomendação de criar barreiras físicas e adotar boas práticas através de uma política de segurança.
Normalmente, as ações implementadas por dedetizadoras em restaurantes são a limpeza profunda do local, a verificação de instalações onde podem ter pragas e a colocação de telas, tampas e proteções em portas, janelas e ralos. Uma política de controle de pragas também alerta para a
manutenção correta do lixo, limpeza profunda em áreas de armazenagem, isolamento de linhas de esgoto, entre outras.
Existem
empresas especializadas em dedetização, com contratos mensais de manutenção no controle de pragas, que são modelados de acordo com as necessidades do seu estabelecimento.
FIQUE DE OLHO NA EMPRESA CONTRATADA
Os métodos comentados a cima podem, sem dúvidas, manter o ambiente longe das pragas. No entanto, voltamos a afirmar a importância de contar com uma
boa empresa dedetizadora. Na hora de contratar, certifique-se de que ela está de acordo com as normas da ANVISA e que utiliza métodos e produtos químicos que estão de acordo com o ramo do seu negócio. Outro fator importante, é procurar saber se a empresa utiliza produtos que não prejudiquem o meio ambiente, ou então, que possuam um impacto ambiental reduzido, deste modo,
você deixa sua marca associada à sustentabilidade, ganhando força no mercado. É sempre importante lembrar que o controle de pragas para estabelecimentos do ramo da alimentação é diferente de qualquer outro. Por isso, fique atento!
________________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.