O cupim é uma das pragas urbanas que mais nos deixam de cabelo em pé. Os bichinhos, de mais ou menos 3 milímetros, vivem em colônias e se alimentam de material celulósico, presente nas madeiras. Por isso, sempre que você observar uma espécie de pó perto do seu móvel de madeira, fique esperto porque você pode estar lidando com uma infestação de cupim.
Cupins de madeira seca
São conhecidos como cupins que atacam as casas e costumam ficar dentro das peças de madeira com baixo teor de umidade, como os telhados, batentes de portas e os móveis. Esses animais constroem galerias dentro da peça de madeira – por onde circulam e produzem óvulos e fezes. Depois de um tempo, essas galerias são limpas, expulsando um pó para fora da peça de madeira. É esse pó a primeira dica de que há uma colônia de cupim na sua casa e, se não cuidada, pode se alastrar por todo o ambiente, causando grandes prejuízos.
Cupins de solo
Que se localizam no solo do imóvel e se locomovem entre as frestas, rachaduras e canos, podendo atingir estruturas de madeira, deixando o imóvel prejudicado.
Como acabar com uma infestação de cupim ?
A melhor maneira de se livrar deles é a
descupinização, uma forma de controlar, por meio de produtos químicos, inseticidas e solventes, os cupins de madeira e também os subterrâneos. Para evitar intoxicações e garantir que o serviço seja de boa qualidade, procure por uma
empresa dedetizadora.
Tipo de descupinização para cada tipo de infestação.
1. Descupinização com barreira química
No caso de cupins subterrâneos, a descupinização com barreira química é a mais indicada, pois o produto é aplicado no solo, nas paredes e no teto, de forma a evitar que os cupins se espalhem pela casa.
2. Descupinização com tratamento em madeiramento
Já a descupinização com tratamento em madeiramento é feito por meio da aplicação do inseticida na madeira infestada pelo cupim, através de furos na peça e de pulverização. Assim, evita-se novas infestações do inseto.
3. Descupinização com tratamento de conduítes
Com a finalidade de bloquear a passagem dos cupins, a descupinização com tratamento de conduítes utiliza produtos químicos para evitar a proliferação dos cupins. Evitando, assim, um prejuízo maior.
4. Descupinização localizada
Por fim, a descupinização localizada é utilizada para combater os insetos em uma região específica, por meio da aplicação do produto químico no local afetado.
Descupinização preventiva
Dependendo do método escolhido e de qual cupim estava instalado no seu imóvel, será necessário fazer a manutenção da descupinização. Assim, você não terá que lidar com esses insetos indesejáveis novamente. No caso de cupins de madeira, a manutenção deve ser feita anualmente, enquanto para o cupim de solo, a manutenção é feita de 3 em 3 anos.
Contrate uma dedetizadora de confiança!
Como os processos envolvem o uso de produtos químicos, é essencial que a descupinização seja feita por profissionais espacializados, assim o risco de danificar o seu móvel ou de causar qualquer tipo de intoxicação é evitado. Além disso, o técnico poderá dizer qual método é o melhor e também de quanto em quanto tempo a manutenção deve ser feita.
A Santista Ambiental possui mais de 30 anos de experiência no segmento e poderá te ajudar! Entre em contato e solicite um orçamento através do telefone (13) 3216-2069 ou
preenchendo o formulário de contato!
______________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.