Você sabe como funciona a sanitização de ambientes em escolas? Embora seja um tema pouco discutido, é uma peça fundamental em garantir a segurança de crianças e adolescentes em tempos recentes.
A preocupação com a higiene nunca foi tão grande e o medo em deixar os filhos, que não costumam ter muita consciência de como mantê-la, acompanha. Quem convive, sabe: crianças gostam de brincar, adolescentes são desatentos.
Nesse sentido, a proliferação de microrganismos nocivos pode ser até 50 vezes maior no ambiente escolar do que em casa ou, até mesmo, na rua.
A sanitização de ambientes em escolas é fundamental para impedir que isso ocorra.
A seguir, explicamos mais sobre o método, como funciona e com quem realizá-lo.
O que é a sanitização de ambientes?
Basicamente, a sanitização de ambientes é um processo de eliminação microbiológica. Capaz de combater os microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças, em ambientes internos.
Desta forma, permite que os agentes causadores de infecções, alergias, e doenças respiratórias, como rinite e bronquite, sejam eliminados.
Como funciona a sanitização de ambientes?
Para entendermos melhor sobre o processo, temos a Santista Ambiental, empresa de sanitização de ambientes em Santos, como referência na área.
O processo nas mãos da Santista é feito via nebulização a frio do quaternário de amônia, substância aprovada pela ANVISA e recomendada pelo Ministério da Saúde.
O procedimento ocorre de forma bem simples: após limpar tradicionalmente o espaço a ser sanitizado (com aspiradores e afins), utiliza-se equipamentos de última geração para nebulizar o produto sanitizante.
A partir disso, a substância é aplicada em paredes, portas, pisos e quaisquer outros elementos do ambiente.
Como resultado, cria-se uma película nas superfícies , a qual elimina todos os microrganismos nocivos que entrarem em contato.
Pós-aplicação do produto
É indicado esperar aproximadamente DUAS horas após a aplicação do produto sanitizante antes de retornar ao local higienizado.
Assim como é recomendado abrir todas as janelas e portas assim que adentrar novamente o ambiente, para estimular a circulação de ar.
Por que fazer a sanitização de ambientes em escolas?
Seja em meio a pandemia ou não, é fato que jovens estudantes são mais prováveis de não seguirem a rotina de higiene recomendada, o que propicia uma maior proliferação de seres patogênicos no ambiente escolar.
Isso sem contar que, por serem mais novos, ainda não têm as defesas do organismo totalmente desenvolvidas, tornando-os mais suscetíveis à transmissão de doenças.
Assim, tornando a sanitização de ambientes, uma medida mais eficiente e prática que os tradicionais produtos de limpeza, ideal para garantir a segurança dos alunos e funcionários da escola a todo momento.
Outras vantagens de adotar a sanitização em escolas
A principal vantagem da sanitização de ambientes em escola é a minimização do risco de contaminação entre alunos e professores.
Entre outros benefícios do processo, destacamos:
· Prevenir crises alérgicas e infecções;
· Eliminar odores desagradáveis provenientes da ação microbiológica;
· Diferencial competitivo diante as demais instituições de ensino.
Conclusão
Como vimos, a sanitização de ambientes em escola é fundamental para assegurar a saúde de todos que a frequentam.
No entanto, a forma de aplicação do método varia de acordo com o profissional contratado. A Santista Ambiental trabalha a base da nebulização a frio para cobrir ambientes internos com o produto sanitizante.
Se você deseja manter a saúde e o rendimento de seus alunos e funcionários, conte com a Santista Ambiental. Somos referência no ramo de limpeza microbiológica, com profissionais qualificados no combate a doenças.
Entre em contato para solicitar um orçamento e saber mais!