Com a urbanização do território, cada vez mais gente está morando nas cidades e utilizando água e esgoto encanado do sistema público de abastecimento. Mas ainda tem muita gente que usa fossas sépticas em suas propriedades rurais ou urbanas para lidar com o esgoto.
Em lugares mais remotos, ou nos quais o sistema público de esgoto não seja eficiente, a fossa séptica é a melhor opção para que as famílias possam utilizar de forma higiênica. Mas para que tudo dê certo e não aconteça qualquer imprevisto ou desconforto, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, preparamos um texto para dar dicas sobre a frequência de limpeza e esgotamento de fossa séptica.
Intervalo de manutenção, limpeza e esgotamento de fossa séptica
Quem tem fossa em casa quase sempre tem dúvidas sobre qual o intervalo indicado para que seja feita a limpeza e o esgotamento da cavidade. Diversos fatores interferem diretamente sobre esta frequência de manutenção.
A quantidade de pessoas que utilizam os sanitários, as dimensões dos reservatórios, a quantia de água disponível, entre outros. A boa manutenção de uma fossa séptica é importante até mesmo para manter uma boa conservação do imóvel.
A dica é que pelo menos uma vez por ano seja realizada a
limpeza e esgotamento da fossa séptica, independentemente das condições de uso. Se a fossa for sobrecarregada ou muito antiga, mais limpezas ao longo do ano podem ser necessárias.
Importância da limpeza de fossa séptica e seu funcionamento
A partir do momento que entendemos como funciona uma fossa séptica, compreender a importância de sua correta manutenção também se torna mais simples. A fossa serve basicamente como uma estação primária de tratamento de esgoto. Ela separar o que é esgoto e o que são dejetos sólidos dentre os resíduos sanitários de sua família.
No reservatório, os resíduos sólidos decantam, pois não conseguem ser decompostos pelas bactérias benignas anaeróbias. Desta forma, criam o lodo que se acumula no fundo da fossa.
A ação das bactérias de decomposição ajuda a tratar o resíduo líquido e equilibrar os gases no reservatório. Entretanto, os dejetos sólidos que não foram decompostos podem causar danos à saúde e ao ambiente se forem descartados na natureza.
Como se faz a limpeza da fossa séptica
Ao longo do uso, o lodo se acumula no fundo da fossa séptica. A intenção da limpeza de fossa séptica, consiste em retirar a maioria daquele lodo para permitir o correto funcionamento da fossa e o tratamento dos resíduos. Ainda assim, é deixado cerca de 10% do lodo para dar proteção às paredes da fossa.
Os gases tóxicos que se acumulam com o uso da fossa são liberados a partir do momento que a tampa é aberta. Depois, os resíduos são retirados com sucção por uma mangueira especialmente designada para esta função.
Um caminhão especializado transportar e tratar o material.
Converse com especialistas no assunto
É por isso que a limpeza da fossa na periodicidade correta é tão importante para a sua casa e a saúde de sua família.
Converse com uma empresa especializada em limpeza de fossa séptica sobre isso. Entre em contato com a Santista Ambiental através do
formulário de contato do nosso site ou do nosso telefone (13) 3216-2069
________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.