Uma das pragas mais silenciosas e destruidoras pode estar atacando a sua casa sem você se dar conta. Os cupins são pequenos, mas fazem grandes estragos.
Por isso, é fundamental saber identificar uma infestação de cupins e saber como acabar com eles para evitar danos maiores.
Acabe com a infestação de cupins na sua casa
Essas pequenas pragas chegam ao tamanho máximo de 2,5 cm, tem patas finas e bem pequenas, antenas curtas e uma cabeça grande. Além disso, para piorar, alguns têm asas e vivem em ninhos, chamados de cupinzeiros ou termiteiros.
Infelizmente, na maioria das vezes, uma infestação de cupim só é identificada quando já conseguiu fazer um belo estrago na mobília e até na estrutura da casa.
Para identificar se o seu móvel está infestado por cupins:
Note se há pequenos montes de granulados espalhados pelo espaço
Essas são as fezes dos insetos. Faça um teste: dê leves batidas no móvel ou na área afetada e perceba se caem mais granulados.
Túneis dos cupins
Essas pragas têm o hábito de construir túneis por baixo de alicerces, pelas paredes, pilares de apoio e vigas de piso. Isso lhes garante um caminho seguro do ninho até a fonte de alimento. Para se certificar de que os túneis encontrados foram feitos por cupins, desfaça-os com os dedos e verifique se há a presença dos insetos.
Rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos
Cheque se as rachaduras formam um tipo de túnel ou um labirinto. Os cupins costumam comer a madeira no sentido das fibras e deixam terra dentro do imóvel. Estas superfícies podem, ainda, apresentar ondulações ou áreas afundadas, causadas pela escavação dos insetos.
Sujeira e pó do drywall ou gesso
Cupins também fazem buracos em paredes de drywall ou revestimentos de gesso. Veja se há sujeira ao redor das bordas, ela pode ser sinal de infestação.
Sinais semelhantes aos de infiltrações
Essas pragas causam alguns estragos semelhantes aos estragos causados por infiltrações, deixando pisos ou partes do teto inchados, além de parapeitos e batentes deformados. Um cheiro característico de mofo também pode ser sinal de infestação.
Como acabar com os cupins
Algumas dicas para acabar com uma infestação dessas praguinhas destruidoras:
Vinagre: use puro ou diluído em água para acabar com cupim na fase inicial de infestação. Aplique diariamente o vinagre nos lugares afetados.
Ácido bórico: é um produto natural, com base mineral, usado no preparo de inseticidas caseiros. Vaporize um pedaço de madeira com a substância e utilize como isca, posicionando-o nas áreas afetadas.
Óleo de cravo: bastante eficaz para uma infestação no início. Misture 10 gotas do óleo de cravo em 100 ml de água e borrife nos lugares afetados. No piso, pingue o óleo em um balde com água e espalhe depois de limpar o local. Além de espantar a praga, ainda perfuma o ambiente.
Lubrificantes: caso não tenha, dá para usar querosene. O lubrificante gruda nos insetos e os sufoca. O querosene é tóxico, por isso deve ser aplicado com cuidado. Encharque uma peça com a substância e a posicione no local afetado.
Caso você perceba que a infestação fugiu do controle, chame um especialista
Muitas vezes, soluções caseiras podem não resolver a infestação, principalmente se ela já estiver em estágio avançado. Além disso, também é importante contratar uma empresa dedetizadora para evitar a proliferação dessas pragas.
A Santista Ambiental tem experiência em dedetização de ambientes comerciais, residenciais e industriais, com técnicas avançadas e equipe altamente qualificada, tanto para cupins, baratas, roedores e as demais pragas urbanas. Entre em contato através do (13) 3216-2069 ou preenchendo o
formulário do site e tire suas dúvidas!
____________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc