Elas são pequenas, mas podem ser muito danosas. Como qualquer outra
praga urbana, as formigas oferecem riscos à saúde humana e até prejuízos.
As pragas urbanas costumam ter um alto índice de resistência e adaptação nos mais diversos meios. Por isso, o meio urbano é um habitat ideal para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios. Sendo assim, o seu extermínio costuma ser complexo, principalmente porque a maioria das espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se proliferam no verão.
Mas e as formigas? Que mal podem causar?
O Brasil abriga cerca de duas mil espécies de formigas e trinta delas são consideradas pragas. Sabe aquelas formiguinhas que costumamos ver na cozinha? Pois é, elas são apenas de 20% a 30% das integrantes do formigueiro; o restante não sai do ninho e por isso nunca é visto por nós.
Elas podem causar inúmeros problemas quando infestam casas ou apartamentos, pois atacam alimentos, provocam danos às estruturas, espalham microorganismos transmissores de doenças, infestando e contaminando residências, hospitais, restaurantes etc.
Por que as formigas são tidas como referência de trabalho em equipe?
As formigas são conhecidas pela organização e trabalho em equipe. O formigueiro é composto por uma ou mais rainhas, operárias e reprodutores. Dessa forma, a única forma de acabar com um formigueiro é eliminando a rainha. A alimentação dessas pragas é baseada em carboidratos, açúcares e proteínas, que podem ser encontrados em diversos ambientes, em abundância principalmente nas cozinhas.
As formigas se reproduzem e se espalham com muita rapidez, deixando inúmeros descendentes, o que justifica grandes infestações e contribui para processos de disseminação de doenças e contaminação de ambientes, utensílios e alimentos.
Eliminar a rainha é um grande desafio, já que ela está muito bem protegida e quando matamos formigas sem planejamento, a rainha passa a colocar mais ovos, além de provocar um processo de fragmentação da colônia, o que pode levar à formação de novos formigueiros no ambiente, aumentando as colônias e causando ainda mais problemas.
Onde podemos encontrar formigas com frequência?
Embaixo de pedras em jardins;
Frestas de azulejos;
Áreas externas com materiais acumulados;
Locais com acúmulo de gordura ou comida;
Em baixo ou em azulejos próximos de pias.
Como prevenir o aparecimento das formigas?
Elimine a oferta de alimentos expostos;
Elimine possíveis abrigos;
Guarde restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes com tampa;
Vede frestas de pisos, azulejos e outros locais que ofereçam abrigo para as formigas;
Não acumule madeira e entulhos em locais úmidos;
Evite fazer lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados de migalhas.
Medidas para controlar a infestação dessas pragas
Como dissemos acima, para acabar com um formigueiro, é preciso eliminar a rainha e eliminá-la, o que não é uma tarefa fácil! Por isso, ao identificar uma infestação, acione uma
dedetizadora especializada para garantir o extermínio eficaz de formigas e as demais pragas urbanas.
A Santista Ambiental tem expertise em
dedetização de ambientes comerciais,
residenciais e
industriais, com técnicas avançadas e equipe altamente qualificada.
Nós exterminamos todos os tipos de pragas e somos renomados, também, pela
desratização e
descupinização, com sistemas inovadores e com menores impactos ambientais! Entre em contato conosco, através do telefone (13) 3216-2069 ou preenchendo o
formulário do site.
________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc