Desde uma pequena reforma até a construção de edifícios, no fim do dia a quantidade de entulho gerada será sempre surpreendente. O bom planejamento para a obra exige dos responsáveis o
bom gerenciamento dos resíduos. Desta forma, é preciso estar inteirado sobre o descarte dos materiais para que ele possa ser feito dentro das normas e de forma sustentável. Por este motivo, saber quais situações tornam a locação de caçambas obrigatória é o primeiro passo para o sucesso de sua empreitada.
Normas e Leis
O primeiro ponto a saber é que as normas e leis para utilização das caçambas de entulhos em vias públicas ou calçadas obedecem a cartilha de cada estado ou cidade. Por isso, pesquisar e obter esta informação são procedimentos anteriores até mesmo ao início da obra em questão. Entre no site da prefeitura de sua cidade e se informe a respeito, ou então
contrate uma empresa de gerenciamento de resíduos – ela estará apta para esclarecer as regras de sua localidade.
A fim de ter um conhecimento geral, usamos por base as normas empregadas na cidade de São Paulo, lembramos mais uma vez que ela pode variar de lugar para lugar. A locação de uma caçamba é obrigatória quando a quantidade de entulho exceder 50 quilos. Já os móveis velhos, galhos e ramos advindos da poda de árvores e madeiras são descartados desta forma quanto têm peso superior a 200 quilos. Atenção, porque nem tudo pode ser posto em uma caçamba, sendo permitido somente: terra, tijolos, concretos (blocos, tubos, meios-fios), cerâmicas (telhas, piso cerâmico, azulejos), madeiras (tábuas, escoras, lenhas), plantas (podas de árvores, folhas, capim e flores), móveis usados (sofás, camas, armários, colchões), papéis do tipo embalagem, plásticos (embalagens, canos, mangueiras), ferro (vergalhão, telas, cercas, esquadrias de ferro), alumínio (calhas, canos, coifas, rufos) e vidros (vidros de janelas).
Algumas informações importantes são: não se pode misturar os materiais dentro de uma caçamba. Mesmo que ela não esteja totalmente cheia, objetivando a celeridade do processo de reciclagem é preciso montar uma carga de cada material. No dia a dia de uma obra é comum sobrar vários pacotes, sacos de cimento, embalagens, plásticos e papelões. Se eles estiverem no meio dos demais resíduos tudo irá ser transformado em lixo, por isso uma dica é colocá-los em sacolas maiores, que uma vez fechadas e deixadas sobre a carga, facilitam o momento da triagem para reciclagem. Q
uanto aos materiais considerados perigosos ou com risco de contaminação, como lâmpadas fluorescentes, caixa de gordura e fossas, torna-se imprescindível informar com antecedência a empresa para que seu descarte seja feito em aterros industriais ou sanitários.
Contrate quem entende do assunto
Sabido tudo isso, o passo seguinte é a
contratação de uma empresa que realize a locação de caçambas para remoção de entulho. Tenha atenção aos documentos: ela precisa estar legalizada e com todas as autorizações em dia no momento em que o contrato de aluguel é assinado. Algumas delas também são responsáveis pelo transporte e descarte dos resíduos, caso contrário você passa a ser o responsável pela destinação do material. Tenha atenção, porque se a empresa for ilegal você também pode responder criminalmente por qualquer falha dela.
Fale com a Santista Ambiental, telefonando no número (13) 3216-2069 ou
preenchendo o formulário de contato, e tire suas dúvidas.
________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.