Todos sabem que os ratos são vetores de várias bactérias e doenças, por isso são considerados pragas urbanas. Uma vez que eles se instalam em algum lugar, começam a se proliferar e isto pode ser um grande perigo para as pessoas que habitam este local.
Por isso existe o serviço de desratização, que é o combate especializado neste tipo de animal.
O
serviço de desratização deve ser prestado por empresas especializadas. Existem três métodos para eliminar os ratos. Pode ser a desratização mecânica, química ou biológica. Cada situação demanda um tipo diferente e vamos explicar sobre cada um deles.
Desratização mecânica
Este método é um dos mais conhecidos. Trata-se de espalhar armadilhas variadas para capturar os animais. O profissional deve examinar o espaço da infestação e identificar qual a espécie de rato está habitando aquele local. A partir daí ele fará uso da armadilha e iscas mais indicadas.
Por exemplo, se for uma infestação de ratazanas as iscas mais indicadas são aquelas com salsicha, bacon ou peixe. Já no caso de camundongos a isca ideal é bem diferente, como pão untado com pasta de amendoim. Cada espécie se atrai por algo diferente. Já as armadilhas utilizadas podem ser as famosas gaiolas ou caixas, alçapões e guilhotinas.
Também podem ser usados os métodos de ultrassom e placas de cola. O ultrassom libera um som que assusta os animais, mas é imperceptível aos seres humanos. As placas de cola já não são muito usadas atualmente porque, além de serem pouco efetivas, são cruéis com os ratos.
Desratização Química
Este procedimento é o mais eficiente para a eliminação de pragas. Deve ser feito por profissionais qualificados para manusear produtos químicos, pois ele saberá a quantidade ideal a ser aplicada e em quais locais. Ele também deve ter a proteção necessária para não ter contato com o produto, não colocando a sua vida em risco.
A desratização química usa produtos artificiais e tóxicos para eliminar os ratos sem que o roedor tenha algum tipo de sofrimento. Por mais eficiente e rápido que este método possa ser, ele pode trazer riscos para a vida de animais de estimação, como cães e gatos se for feito com produtos ilegais. Quando for contratar o serviço, pergunte quais são as substâncias utilizadas e se elas são liberadas pela ANVISA. As substâncias liberadas não são líquidas e a maioria tem um elemento chamado hitrex, que é amargante, o que previne a ingestão acidental.
Desratização Biológica
A desratização biológica é considerada cruel, pois causa sofrimento e uma morte lenta aos ratos. A Organização Mundial a Saúde não recomenda este método por conta dos riscos que trazem para a saúde das pessoas que vivem onde o veneno foi aplicado.
Depois de vários testes, o mercado não se deu bem com as substâncias utilizadas. Eram detectados mais riscos do que vantagens e foram encontradas bactérias que trazem malefícios a animais de estimação e até humanos.
Contate uma empresa especializada
Sabendo sobre cada método, se informe melhor com a empresa que o oferece o serviço de desratização para escolher a melhor opção e que preste um serviço seguro. Fale com a Santista Ambiental, telefonando no número (13) 3216-2069 ou preenchendo
o formulário de contato e tire suas dúvidas.
________________________________________________________________________________
A Santista Ambiental é uma empresa que presta serviços de Gestão de Resíduos, Controle de Pragas Urbanas, Controle Fitossanitário, entre outros. Localizada em Santos, São Paulo e especializada em: gerenciamento de resíduos, esgotamento de reservatório de água, tratamento fitossanitário, descupinização, desratização, hidrojateamento, esgotamento de caixas (separadoras de água e óleo, fossas sépticas, caixas de gordura); destinação e descarte de resíduos ou cargas, retirada de resíduos classe 1 e 2 (orgânico e comercial), atendimento à emergência química, desentupimento, dedetização, etc.