Consequentemente, muitas importadoras começaram a exigir o procedimento e até um certificado que comprove sua realização.
A seguir, explicamos como funciona o processo de sanitização de ambientes para cargas e contêineres e porque é importante realizá-lo.
Por que higienizar cargas e contêineres?
Aprendemos com a pandemia do coronavírus: embora não seja o principal meio de transmissão, objetos e superfícies podem sim servir como meio de contaminação para doenças. Especialmente quando são manuseados por várias pessoas.
Por isso, especialistas recomendaram higienizar embalagens e sacos plásticos como medida preventiva contra o COVID-19.
A situação com contêineres, e suas respectivas cargas, é a mesma. Quando não higienizadas corretamente, podem servir como transmissores (transatlânticos, até) de vírus e bactérias.
No caso dos carregamentos, é importante notar que a higienização adequada é fundamental para assegurar a qualidade e segurança dos produtos, que estão sujeitos à ação de fungos (que produzem mofo/bolor), por exemplo.
Sanitização de ambientes para cargas e contêineres
A sanitização de ambientes para cargas e contêineres é uma medida de higienização que visa eliminar microrganismos nocivos. Assim, impedindo que sejam espalhados para outros lugares.
Além de evitar a propagação de doenças, assegura a qualidade do carregamento e a saúde dos colaboradores envolvidos com a exportação/importação.
Confira as vantagens e características do procedimento!
Sanitização de ambientes para cargas e contêineres: outras vantagens
Há muitas vantagens em fazer a sanitização de ambientes para cargas e contêineres. Além de manter as mercadorias transportadas em bom estado e prevenir crises alérgicas e doenças infecciosas, também pode:
- Eliminar o odor característico da contaminação microbiológica;
- Reduzir o risco de contágio entre cargas;
- Diferenciar a transportadora dos demais competidores ao se preocupar com a qualidade das mercadorias;
Como é feita a sanitização de ambientes para cargas e contêineres?
O processo de sanitização de ambientes para contêineres é realizado da mesma forma que em outros lugares.
Primeiro, é feita uma inspeção detalhada para avaliar o estado do reservatório. Logo após, uma análise para determinar os produtos e as metodologias para realizar o tratamento. Feito isso, as etapas seguintes dependem da empresa contratada para o serviço.
Conheça o processo de sanitização da Santista Ambiental
Na Santista Ambiental, o procedimento se baseia no uso de tecnologia de ponta para fazer a nebulização a frio do carregamento e container.
O produto aplicado é de quartenário de amônia — aprovado pelo Ministério de Saúde e ANVISA, com laudos laboratoriais comprovando a eficácia. Ao se fixar às superfícies, cria uma superfície protetora que inibe o desenvolvimento de micróbios.
A melhor parte é que essa camada não deixa resíduos substanciais, nem manchas ou odores desagradáveis. Basta algumas horas para desinfetá-los por completo e, depois, não haverá vestígios do que aconteceu!
Conclusão
Cada vez mais medidas de higienização tornam-se fundamentais para o funcionamento de negócios. Na exportação brasileira, as importadoras já começaram a exigir a sanitização de ambientes para cargas e contêineres.
Decisão motivada pela pandemia do novo coronavírus? Sem dúvidas. Mas o combate ao vírus não é a única vantagem da solução.
A sanitização elimina agentes transmissores de vírus, bactérias, fungos e ácaros. Logo, não apenas evita a transmissão de várias outras doenças entre cargas/funcionários e via transatlântica, como também assegura as mercadorias.
Quem procura por desinfecção na Baixada Santista, vale a pena contatar a Santista Ambiental. Atuando no mercado desde 1986, nosso objetivo é oferecer serviço seguro e de qualidade.
Gostou do artigo? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!