28/09/2020

Soluções de combate à covid-19

Com o início da pandemia, inúmeras soluções de combate à covid-19 surgiram  para agregar as já implementadas. Você conhece todas? Melhor ainda: sabe quais são as melhores? Para organizar a higiene e segurança de um ambiente, é preciso conhecer suas opções. Há as mais recomendadas para prevenção, outras para o combate direto e, até mesmo, quem serve para uso contínuo e imediato. Neste artigo, reunimos as soluções de combate à covid-19 mais usadas no Brasil, para que você possa garantir tranquilidade a todo momento!

Transmissão do novo coronavírus

O novo coronavírus é uma doença respiratória, provocada pela síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). O primeiro caso confirmado no Brasil desse mal foi em meados de janeiro, segundo o Ministério Público. O coronavírus é transmitido de pessoa para pessoa, por meio de fluídos corporais (seja saliva ou muco) passados diretamente ou depositados em uma superfície. Ou seja, ao tocar diretamente alguém doente ou um lugar contaminado. Claro, para contrair a doença via superfície contaminada é preciso que a mão (ou outro membro do corpo) entre em contato com os olhos, nariz ou alguma ferida aberta. Para, assim, o vírus entrar no organismo. De acordo com previsões da OMS, cerca de 80% dos contaminados são assintomáticos (não apresentam sintomas), 20% têm dificuldades respiratórias e 5% sofrem de insuficiência respiratória.

Melhores soluções de combate à covid-19

Como não há medicamentos de eficácia garantida, é preciso recorrer à outras soluções de combate à covid-19. A seguir, explicamos quais são as mais recomendadas para prevenção e combate.

Álcool em gel ou água em sabão

Os sabonetes e sabões, em geral, são capazes de quebrar os elos de nanopartículas que compõe o coronavírus. Sendo assim, quando você lava as mãos com água e sabão, os microrganismos desfazem o agente da doença, eliminando-o. O álcool em gel causa o mesmo tipo de ruptura, mas apenas quando possui a concentração adequada (de 70%). Desde que não haja resíduos visíveis nas mãos, o álcool em gel é tão eficaz quanto o uso da água e sabão. Lembrando que é importante higienizar as mãos após qualquer contato com superfícies e pessoas potencialmente contaminadas, antes de refeições e depois de tossir ou espirrar.

Máscaras de proteção

Há diversos tipos de máscaras para os mais variados motivos. Entre as mais usadas atualmente, podemos dividir as mais usadas hoje em:
  1. máscaras de proteção de uso não profissional;
  2. máscaras cirúrgicas;
  3. respiradores (equipamentos de proteção respiratória).
Cada atividade pede por um tipo específico, mas quando em áreas comuns e de circulação, todos usar uma máscara facial (de uso não profissional) para proteger a si mesmo e a todos ao redor. As máscaras servem para reduzir a propagação do vírus, agindo como uma barreira física que dificulta a exposição e o risco de infecções. Embora as comuns não tenham o mesmo “filtro” das profissionais, o uso ainda é uma das mais eficientes soluções de combate à covid-19. Caso tenha dúvidas sobre os padrões recomendados para a máscara facial, confira no site da Anvisa as orientações gerais sobre máscaras de uso não profissional.

Evitar tocar olhos e a boca

A boca, os olhos e o nariz são alguns dos principais locais de entrada de microrganismos nocivos, justamente como o coronavírus. Por isso, estas partes do corpo ganharam um alerta extra durante a pandemia. Apesar de ser um hábito difícil de largar para muitos, ressalta-se a importância de evitar levar às mãos ao rosto, para evitar o risco de propagação do covid-19.

Distanciamento social

Como o coronavírus não é transmitido via aérea, mas via fluídos de pessoas contaminadas, o distanciamento social é vital para impedir que indivíduos saudáveis sejam contaminados por gotículas de saliva durante conversas, por exemplo. A recomendação oficial do Ministério da Saúde é que se mantenha uma distância de 2 metros entre indivíduos. O problema é que se sabe bem o quanto pode ser difícil cumprir com isso. Afinal, é maior que a altura média do ser humano. Por isso, especialistas em saúde determinaram que a distância segura é de, no mínimo, 1,5 metro.

Limpeza especializada é fundamental

Entre todas as soluções de combate à covid-19, a limpeza especializada de ambientes continua sendo a mais eficiente e prática, seja para comércios ou residências. Dependendo da frequência de uso do espaço em questão, bem como sua finalidade, o melhor método de limpeza preventiva e/ou combativa pode variar. Afinal, cada ambiente possui a própria rotina de higienização. Felizmente, a sanitização de ambientes e o arco de sanitização costumam cobrir a maioria dos casos.

Soluções de combate à covid-19: sanitização de ambientes

A sanitização de ambientes é um procedimento de desinfecção que usa o processo de nebulização a frio para espalhar determinado produto por todos os cantos de um ambiente interno e, assim, eliminar os microrganismos nocivos ali presentes. A solução usada depende da empresa contratada. No caso da Santista Ambiental, usa-se o quaternário de amônia, aprovado pelo Ministério Público e pela Anvisa. Atuando sem risco de causar manchas ou odores desagradáveis, a sanitização de ambientes atua contra bactérias, fungos, ácaros e vírus (sim, como o coronavírus) em todas as superfícies e objetos do espaço.

Soluções de combate à covid-19: arco de sanitização

Procurando por soluções de combate à covid-19 que possam atuar de forma imediata e independente? O arco de sanitização é a escolha certa, pois utiliza a Nanoprata para gerar maior proteção. Desta forma, é possível impedir que pessoas e objetos contaminados entrem no local.

Conclusão

Como vimos, as melhores soluções de combate à covid-19 são: usar máscaras faciais, higienizar as mãos, evitar tocar o rosto, manter uma distância adequada dos outros e — o mais importante — investir em limpeza especializada. O arco de sanitização e a sanitização de ambientes se destacam pelo método de aplicação e a eficácia comprovada do método. Servindo para desinfecção imediata e independente, e higienização preventiva, respectivamente. Contate a Santista Ambiental e faça um orçamento com a empresa que é referência no ramo de sanitização!

Últimas Notícias do blog

28/09/2020

Academias e o coronavírus – a sanitização pode ajudar

Desde que as academias foram incluídas na categoria dos serviços essenciais que devem ficar em funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus, investir em meios de impedir a transmissão e assegurar a saúde dos cliente tornou-se a principal preocupação dos donos. Não é por nada: o uso compartilhado dos aparelhos de ginástica podem ser grandes […]

28/09/2020

Sanitização de ambientes para cargas e contêineres

Consequentemente, muitas importadoras começaram a exigir o procedimento e até um certificado que comprove sua realização. A seguir, explicamos como funciona o processo de sanitização de ambientes para cargas e contêineres e porque é importante realizá-lo. Por que higienizar cargas e contêineres? Aprendemos com a pandemia do coronavírus: embora não seja o principal meio de […]

28/09/2020

Reinfecção por covid-19 – entenda tudo sobre o assunto

A reinfecção por covid-19 é uma realidade? Essa dúvida passa pela cabeça de muitas pessoas e hoje, vamos te explicar mais sobre o assunto. Durante os primeiros meses da pandemia, acreditava-se que era impossível ser contaminado pelo vírus mais de uma vez. Uma ideia que caiu por terra assim que cientistas de Hong Kong confirmaram […]

EMPRESA LIDER NO SEGMENTO EM TODA BAIXADA SANTISTA

Entre em contato, temos a solução ideal para proteger sua casa, empresa ou condomínio